apoio educacional · home

O novo paradigma da educação

feliz-educacao-vladgrinNos tempos que correm e com uma sociedade em eterna mudança, o sistema educativo enfrenta uma grande necessidade de atualização e reforma.

Com crianças cada vez mais despertas para o novo, para o futuro e para a inovação, obriga-las a aprender com base em velhos padrões de ensino, começa a criar um grande fosso que poderá levar a graves problemas ao nível de ensino e de preparação das nossas crianças para a sua vida futura.

Tenho sentido grande resistência por parte dos pais nos métodos de ensino que vemos aplicados aos nossos filhos. Não digo com isto que não existem professores excecionais porque sei que os há, felizmente que os há, mas também há outros que têm que perceber que por vezes temos que aprender a nos adaptar e com isso abraçar novas ideias, metodologias e formas de atuação. Isso não significa fraqueza, mas sim disponibilidade para melhorar.

Diz-se muito que cada vez menos as crianças respeitam os professores. Eu não acredito que a educação em casa seja assim tão medíocre para estarmos a educar tão mal os nossos filhos. Mas que as bases familiares mudaram, sim mudaram, mas isso não significa que tenha sido para pior, apenas diferente. Acho que estamos mais participativos, mais atentos e talvez por isso mais exigentes também.feliz-daquele-np

Na minha opinião de mãe, eu acho que em vez de estarmos a exigir tanto das crianças, porque afinal elas têm a mesma idade que nós tivemos (por isso as mesmas capacidades e dificuldades), deveríamos exigir um método de ensino mais compatível para todos.

E como se lida com a diferença?

Coloco um quadro de um artigo que encontrei que acho importante reter:

Velho Paradigma

Novo Paradigma

o professor é leitor, lente [do latim: lecionar]. Houve a época em que o professor apenas lia a matéria do dia, talvez até discorresse sobre um ou outro ponto, e marcava as avaliações sobre o assunto. Mesmo tendo evoluído em relação à tal prática, ainda vemos em nossa década aulas muito expositivas, em que o conteúdo é quase “lido” para os alunos. o professor é orientador do estudo. Um novo perfil de professor é delineado: ele é aquele que orienta o processo da aprendizagem e, ao invés de pesquisar pelo aluno, ele o estimula a querer saber mais, desperta a sua curiosidade sobre as questões das diversas disciplinas e encontra formas de motivá-lo e de tornar o estudo uma tarefa cada vez mais interessante.
o aluno é um recetor passivo, que ouve as explicações do professor – aquele que sabe muito mais do que ela – e vai tateando em busca daquilo que acredita que o professor deve desejar que ele aprenda, diga, pense ou escreva. o aluno é agente da aprendizagem, tornando-se um estudioso autônomo, capaz  de buscar por si mesmo os conhecimentos, tornar seus próprios conceitos e opiniões, responsável pelo próprio crescimento.
Sala de aula: ambiente de escuta e receção, onde o ideal é que ninguém converse, todos fiquem atentos para saber repetir posteriormente o que o professor explicou. sala de aula: ambiente de cooperação e construção em que, embora se conheçam as individualidades, ninguém fica isolado e todos desejam partilhar o conhecimento.
a experiência passa do professor para o aluno: o aluno aprende o que o professor já sabe, já pesquisou – e somente aquilo. troca de experiências entres aluno/aluno e professor/aluno: orientador e orientando aprendendo juntos.
o aluno aprende e estuda por obrigação, por pressão da própria escola, por medo de notas baixas, por ansiedade de não ir para a recuperação durante as férias … o aluno aprende e estuda por motivação. As coisas são degustadas, saboreadas internamente, e existe grande prazer na busca dos novos conhecimentos. Aprender é crescer.
conteúdos curriculares fixos, numa estrutura rígida que não prevê brechas nem modificações. conteúdos curriculares atendem a uma estrutura flexível e abeta, em que cada aluno pode traçar os próprios caminhos.
tecnologia: desvinculada do contexto. Um retroprojetor ou um projetor de slides são usados como instrumentos esporádicos para tornar determinado assunto mais agradável. As vezes o professor não sabe utilizá-los e é comum que não funcionem, atrasando a aula e irritando a todos. tecnologia: está dentro do contexto, como meio, instrumento incorporado. A televisão, o computador e a conexão em rede passam a ser excelentes meios pelos quais diferentes conhecimentos chegam à sala de aula. O visual é atraente, e vem acompanhado de som. As possibilidades abertas são infinitas.
tecnologia: ameaça para o homem. O professor teme ser substituído por um computador com o qual ele não pode competir. A escola tenta evitar uma sociedade em que os homens valham menos do que as máquinas, e a tecnologia passe a ser o centro do universo. tecnologia: compreendida como instrumento a serviço do homem. O professor utiliza a tecnologia como recurso para estimular a aprendizagem. A escola tenta formar uma sociedade em que o homem seja o centro  e utilize a tecnologia a serviço do bem de todos.
os recursos tecnológicos são manipulados pelo professor, que prepara anteriormente o que vai usar e comanda projeções de slides, apresentações de transparências, … os recursos tecnológicos são manipulados pelo professor e pelos alunos; idealmente, cada um tem acesso ao computador e aluno e professor trocam ideias e conhecimentos.

No novo paradigma que o contexto atual já exige de nós, uma das prática mais importantes é a do conhecimento construído, buscado pelo grupo, partilhado. A criatividade passa a ser o ponto alto, num momento em que novos caminhos de aprendizagem podem ser valorizados e já não se tenta obedecer a um único padrão de estudo. À medida que o saber é construído, ocorre a partilha dos conteúdos e das experiências. Isso legitima o conhecimento, pois o expõe a críticas, a divergências e, é claro, enriquece a pesquisa de todos.

Muita luz

Anúncios

One thought on “O novo paradigma da educação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s