home · pai com P grande!

Licença para ser pai!

1044798_10201463338296192_1615653624_nO Paulo não é nenhum 007, mas é certamente um agente-pai nada secreto!

Com 31 anos, pai de um menino maravilhoso que é o “Rafa”, uma criança linda com 2 anos e meio ( sim porque para nós pais, isso “do e meio” faz-nos sentir que estão já muito mais crescidos), é dos únicos que conheço que decidiu abraçar aquilo a que tem direito que é a partilha da Licença de Maternidade.

Por isso aceitou o meu desafio e vem contar-nos um pouco de como foi que isso veio influenciar a sua relação com o filho e como isso de certa forma veio ampliar o seu papel de pai.

Fica aqui um relato para outros pais que possam ou queira experienciar o mesmo que o Paulo e desmitificar os seus medos e receios. Porque acreditem que as mães também os têm:)

Começa por dizer :

É o bebe mais bonito do mundo, e vai ser pelo menos até ter (se tiver) uma menina!É teimoso, já estou a ver com o que vou levar ao longo do resto da vida… muito teimoso.. faz o que quer, de bem e de mal,  ate ser alertado para não fazer o que está mal, depois do choro e/ou de uma palmada vem o mimo, o colinho os abracinhos os miminhos acabando por inúmeras vezes por adormecer. É bom ver o sossegado dele a dormir, mas quando é para a brincadeira sabe tão bem saltar, brincar, desarrumar, fazer rir… é muito bonito. Dar a papinha… isso já não, sirvo dois pratos um para mim outro para ele e cada um come do seu. No fim de eu acabar lógico que o pedido de ajuda para concluir a sua refeição chega.. e la vai uma ou duas garfadas. Ritual do xixi, cada vez mais autónomo la vai para o fazer. Só pede para o meter em cima da sanita… de resto faz ele. É um curso que so se conclui quando os filhos vão a sua vida e ficam autónomos, mas sempre dependentes dos pais, nessa altura já com o “curso” de pai supostamente concluído (sim supostamente, porque os filhos tal como eu arranjamos exercícios diferentes e novos aos pais para eles resolverem pela primeira vez) já sabes o que fazer quando for necessário, ou não..

A necessidade de partilhar a licença de maternidade, foi vontade própria e também porque a atividade profissional da mãe não lhe permitiu gozá-la na totalidade.

Qual o tempo gozado da licença?

Gozei os 30 dias, e pelo que percebi mais tarde poderia ter sido por mais tempo.

Como funciona o processo?

Foi necessário deslocar a Segurança Social e apresentar a minha intenção de partilha da licença. Depois enviei uma cópia para a entidade patronal a informar da situação.

Quais foram as principais dificuldades e medos?

Como tratar? como fazer? Aprender com ele e para ele.

Normalmente um brinquedo novo, ou um eletrodoméstico uma pessoa até sabe como fazer, vai usando sem grandes voltas ou problemas mas mesmo que haja duvidas ou tenha uma função nova existe um manual…. Agora um bebe, alias mais que isso, um filho, uma parte de nós(deveria ser uma vantagem porque nós ) mas apenas o temos ali indefeso e necessitado/ dependente de nós. A nossa vida a partir daquele momento mudou, para melhor sem duvida, mas para um nível de exigência nunca antes visto…  ser pai… é do melhor que pode acontecer, mas é do mais complicado que pode haver, pelo menos inicialmente, depois… depois é tudo uma questão de ir andando e superando cada desafio da tarefa.

 

Qual foi a parte positiva?

Tudo, foi muito bom a interação entre um novo pai e um filho pequenino. Uma descoberta única. Aconselho a toda a gente a ser pai sem duvida.

Tiveste ajuda de alguém?

Do telefone, ligava para a minha mãe várias vezes…

 Achas que agora é uma mais-valia na tua relação com ele?

Agora continua a ser muito bom, tempos diferentes, de pequenino ele pouco ou nada se lembra, mas sabe que é uma continuidade eu estar la sempre que ele necessitou.

 

Muita luz!

Anúncios

One thought on “Licença para ser pai!

  1. Macedo o Pai Babado!!!
    Depois desta história comovente só desejo 3 coisas: Que o filho tenha muita saúde, tenha mais juízo que o Pai e que seja do Benfica !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s