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Meditação Infantil – a calma que eles merecem

Meditacao1Mediação na infância. Sei que isto para muitos pode parecer absurdo :

” se eu lhe peço para estar quieto e não está como vai ficar sentado a meditar?”

Não deixa de ser um desafio, mas a meditação infantil não obriga a que se fique tanto tempo como um adulto em estado meditativo. É tudo uma questão de tempo e de predisposição da criança e além disso meditar traduz-se numa fonte de aprendizagem emocional.

A prática da meditação de forma regular permite à crianças uma rotina que promove um auto-conhecimento, como se estivessem a realizar uma limpeza emocional, ajudando-as a gerir melhor a sua relação consigo mesmas e com o mundo.

Começam a verificar sensibilidade e conexão com o mundo natural e aprendendo a gerir de forma mais saudável e positiva os seus pensamentos e emoções, reduzindo o seus níveis de stress e tornando-se mais inteligentes emocionalmente.

Ajuda a que se liguem ao seu EU interior de forma a estimular a sua imaginação, reduzindo a  ansiedade e aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. São eles que mais facilmente são desatentos, já que a todo o momento recebem novas informações e estímulos.

Promover um estado em que possam ficar mais  calmos e relaxados, logo desde uma tenra idade, contribui para que se tornem adultos mais atentos e mais preparados para enfrentar a realidade e as mudanças que surgem na vida e no mundo.

Praticar exercícios de meditação com as crianças, não significa dizer-lhes que devem estar quietos, mas sim que devem estar momentaneamente imóveis, prestando atenção a tudo aquilo que se passa à sua volta. Ou seja, bem acordados em relação àquilo que nos rodeia.

A  forma de colocar o seu filho a meditar é colocá-lo em aulas, pois pedir a uma criança que fique sentada sozinha e quieta a meditar e quase  missão impossível!

Os resultados claro que não imediatos, por isso não desista à primeira, com o tempo  verá como ele será uma criança muito mais equilibrada. Há que alertar que esta técnica, deve ser prolongada por algum tempo, de forma a que se consiga perceber onde realmente causou efeito.

Aconselha-se a leitura do Livro: Meditação para Crianças de Isabel Leal

Principais benefícios:

Melhoria da higiene e ritmos de sono
Gestão saudável de sentimentos e emoções
Aumento da Auto-estima
Aumento da capacidade de relaxar
Aumento da capacidade de atenção
Melhoria de funções cognitivas como a memória
Maior probabilidade de desenvolver estilos de vida saudáveis
Aprendizagem da valorização do Momento
Aumento da consciência

Benefícios em crianças:

-Hiperactivas;
-Com défice de atenção;
-Com mau aproveitamento escolar;
-Que sofrem de instabilidade durante o sono;
-Inseguras;
-Com tendência para a obesidade

Onde praticar:

Zen Kids

Sahaja yoga

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