apoio educacional · home

Remédios caseiros – mesinhas caseiras sempre à mão

paismodernos-crianca-doenteOlá amigos, andei um dias desaparecida, e como o meu filhote esteve adoentado lembrei-me de fazer um artigo sobre algumas receitas caseiras para as doenças dos pequenitos. Claro que deve haver sempre uma vigilância médica, mas nada como alguns métodos naturais para completar o tratamento.

Sinusite: Colocar 5 gotas de essência de eucalipto (ou folhas) num litro de água a ferver. Depois respirar  o vapor o mais profundamente possível  até 10 minutos, tendo o cuidado de cobrir a cabeça com uma toalha para garantir que respira somente este vapor. Deve-se repetir este procedimento de 2 a 3 vezes ao dia, durante a crise.

Tosse seca: 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã, uma chávena de água a ferver e mela  gosto. Picas as folhas e colocar na água a ferver e adoçar com mel. Depois beber.

– pode ainda fazer, chá de eucalipto ou de dente-de-leão

Picadas de insectos:
abelhas ou vespas: retire o ferrão e esfrie o local atingido com água corrente, compressa fria ou pedras de gelo envoltas em um pano.
Para picadas em gera: uma pasta grossa feita de fermento e água pode ser aplicada sobre o local.
Para prevenir inflamações: faça uma mistura com 2 gotas de óleo de limão e 1 colher (chá) de mel e passe sobre a área picada
– Para evitar inchaços e coceira, embeba um pano de algodão em cachaça ou água-de-colónia e aplique sobre a área atingida.

Piolhos: 20 folhas de arruda e 1L de água a ferver. Colocar as folhas de arruda na água fervente e deixar em infusão por alguns minutos. Tampar, deixar amornar e depois coar. A seguir aplicar esta infusão nos cabelos, com auxílio de um pedaço de algodão, esfregar em todo couro cabeludo. Deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos, lavar os cabelos normalmente e passar um pente fino para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

doenteConstipação:
– chá de limão com mel:  1lt de água – 6 colheres (sopa) de mel – sumo de 5 limões. Coloque a água num tacho e deixe ferver, adicione o mel e o sumo de limão. Mexa lentamente por algum tempo e depois desligue o lume. Beba 3 chávenas por dia, enquanto estiver constipado e congestionado.
Tratamento com gengibre: 
 500ml de água – 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado – 1 limão picado em pedaços Coloque a água ao lume, numa panela, com os restantes ingredientes. Deixe ferver e assim que levantar fervura, desligue o lume. Cubra a cabeça com uma toalha turca e inale o vapor dessa solução, durante aproximadamente 15 minutos. Ajuda a atenuar os sintomas da gripe.

Xarope Expectorante:  1 chávena (chá) de mel – 1 chávena (chá) de talos de agrião – 1 chávena (chá) de ananás picado – 1 chávena (chá) de gengibre ralado – ¼  de chávena (chá) de água. Ferva a água num recipiente e adicione todos os ingredientes. Deixe ferver durante 10 minutos e depois triture tudo e coe, caso considere necessário. De 6 em 6 horas, durante uma semana, tome uma colher (sopa) para ajudar a tratar a sua gripe ou constipação.

Alergias:
Infusão para combater as alergias ao pólen: 2 colheres de (sopa) de dente-de-leão * 2 colheres de (sopa) folhas de maracujá * 1 chávena de água a ferver. Depois de ferver a água junte as ervas e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe o preparado e beba de seguida. Faça este tratamento sete dias seguidos. Tome uma chávena, de manhã e à noite.
– Sumo de agrião e alface alergias causadas pela mudança de estação:1 alface * 1 molho de agriões * 1Lt de água:  Junte todos os ingredientes no liquidificador e guarde o sumo no frigorífico. Beba um copo deste líquido, todos os dias, 30 minutos antes do almoço

Dificuldade em dormir: chá de camomila ou chá de tília.  Uma chávena antes de dormir.

Gases nos bebés: colocar um saco com água quente na barriguinha. Não se esqueça de proteger a pele colocando uma toalha turca entre a pele e o saco e de o segurar para não pesar na criança.

Gases em criança: chá de folhas de menta ou de hortelã.

Dores de cabeça: colocar gotinhas de essência de alfazema na testa da criança.

a-chc3a1-de-eucaliptoDiarreia: papa de arroz, (eu detestava, mas a minha mãe lá ia comprar o Nestum de arroz para mal dos meus pecados)

Intestino preso:  Entre 6 meses e 1 ano, basta uma colher de café. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de uma colher de sobremesa de azeite.

 

E pronto estes são alguns do que me lembrei agora e dos mais procurados. Alguém se lembra de outra mesinha caseira para partilhar? Beijocas

 

 

 

Muita Luz

Sara Aisha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s