Feng shui- vamos harmonizar o quarto das nossas crianças?

feng-shui-colors-elements2Amigos, antes de começar a dar algumas dicas muito preciosas para uma boa harmonização do quarto das suas crianças, penso que é muito importante esclarecer um pouco o que é isto do feng-shui:

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes que pode trazer paz, alegria e prosperidade ao seu lar e ambiente de trabalho. Nada mau hein!  Esse equilíbrio é conseguido através dos cinco elementos da Astrologia chinesa e o equilíbrio do Yin e Yang. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch’i , que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch’i existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

A tradução literal de Feng Shui é Vento-Água. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está em baixo.

Ele identifica os tipos de energia presentes numa casa e dá dicas preciosas de como os energizar e de como curar áreas que não estão incluídas nelas mas que fazem parte da planta da casa.

 

Vamos a dicas?

Localização

– Prefira que a localização do quarto seja a  Este e Sudeste de forma a que possam apanhar a luz do sol da manhã. Para as crianças com tendência a serem hiperactivas a localização melhor é o Oeste.  pois tem uma energia mais calma). Estas localizações são benéficas para um sono mais tranquilo.

– Além disso quarto húmidos e frios podem desencadear alergias nas crianças.

 

Cores

– Prefira cores suaves como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel, recomenda-se cuidado com o vermelho, que pode causar agitação.

– Evite o branco total, tente cores mais alegres. A cor azul e lilás é aconselhável para crianças hiperativas.

– Se o quarto recebe muita luz solar prefira cores suaves nas paredes, como um amarelo suave ou um verde-menta. Se receber pouca luz solar, opte por cores mais quentes, para deixá-lo mais aconchegante: um cenoura claro, por exemplo.

Significado das cores:

  • Amarelo: alegria e concentração.
  • Azul: tranquilidade e paz.
  • Branco: frescor e clareza.
  • Lilás: relaxante e intuitivo.
  • Verde: desenvolvimento e harmonia.
  • Rosa: amor, felicidade e calmante.

 

DIGITAL CAMERAOrganização do espaço

– A cama deve ficar de frente para a porta de entrada, para que a criança veja quem entra e sai e evite que fique com os pés virados para a porta. Se possível encoste a cabeceira da cama á parede. E evite prateleiras por cima. Se possível evite os beliches e troque por camas com gaveta. O beliche impede a visão e pode causar alguma sensação de opressão.

– O quarto deve ser alegre, arejado e bem iluminado. Abrir as janelas quando está sol para deixar entrar essa energia. Ter uma luz de cabeceira para ler ou quando se vai deitar, outra que ilumine todo o quarto e uma para a área de estudos.

– Tente ter os cortinados abertos para deixar a luz do sol entrar se não pode correr o risco de  estagnar a energia.  Prefira cortinas a persianas, e aposte em tecidos suaves.

– Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos das crianças. Uma boa opção são imagens alegres e positivas. Até vale emoldurar desenhos dos seus filhos e imagens de primos e amigos e familiares.

– Evite encostar a mesa de estudo à parede, estudar virado para a parede pode causar desmotivação.  Também estar de costas para a porta não é aconselhável. A secretaria deve ter vista para a porta e estar organizada.

– A organização é um ponto essencial para um bom feng shui, por isso faça questão que o quarto esteja sempre limpo e arrumado. E desenvolva esta dinâmica no seu filho quando for mais crescido. Tenha caixas para poder arrumar os brinquedos.

– Nos quartos de bebé tente não ter um balde para o lixo.

– De frente para a porta da entrada do quarto coloque um objeto de proteção: a figura de um anjo, por exemplo. (este tenho!)

– Verifique se a altura do espelho onde o adolescente se vê não “corta sua cabeça”. Se for o caso, suba a altura do espelho.

– Evite móveis com pontas, prefira os cantos arredondados.

– Os computadores e aparelhos elétricos deveriam ser evitados, mas se houver mesmo necessidade, certifique-se que ficam pelo menos a 1,50m da cama da criança. Esta regra também se aplica ao material escolar.

 

Chão

– Dê preferência á madeira por se ajustar mais ao elemento da natureza. Coloque um tapete junto da cama.

 

26763_bigAmbiência

Som

– Músicas: na hora de relaxar prefira as músicas instrumentais ou com sons de caixinhas musicais.

– Relógios: escolha os silenciosos, sem barulho de tique-taque (péssimos quando tentamos adormecer).

Aromas

Alecrim: transmite segurança e é bom para qualquer hora.

Erva-doce: ajuda na comunicação, bom para os tímidos.

Eucalipto: indicado para na limpeza do quarto e elimina energias negativas.

Gerânio: estabiliza a energia dos demasiadamente agitados.
Lavanda: indicado para acalmar, ter bom sono e bons sonhos.

Limão: estimulante e elimina pensamentos negativos.

Tangerina: confortante e revigorante.

 

Evitar:

– Portas abertas durante a noite. Ajuda a que a noite seja mais tranquila se mantiver aporta fechada.

– Cabeceiras por debaixo de janelas, nesta posição a energia chi é mais activa, podendo impedir uma boa noite de sono.

– Tralha debaixo da cama, mantenha o espaço vazio para o chi fuir. Sei que esta parece complicada, mas penso que se a tralha estiver bem arrumadinha pode ser uma forma de tentar aliviar essa questão.

– Brinquedos estragados, livros que a criança nunca lê, roupas ultrapassadas, o quarto desarrumado e com muita mobília. Tudo aquilo que já não faz falta, ou que já era de quando era bebé, dê, venda, mas não deixe ficar.

– Não tenha maçanetas soltas, portas que rangem, janelas que não abrem, sinais de humidade, cortinas soltas, armários entulhados, etc.

 

Nota: quando o quarto é partilhado por duas crianças é importante que sintam que têm um espaço só seu.

 

Considerações gerais:

O quarto deve estar decorado de acordo a idade da criança e o sexo.

Evite o excesso de brinquedos no quarto, de posters, ou seja tente ter um espaço calmo e tranquilo independentemente da idade do seu filho.

Um quarto arrumado é ótimo para ajudar a evitar os medos das crianças pois transmite-lhes uma grande segurança e conforto. Traz tranquilidade, algo que os pais anseiam tanto para os seus filhos. Já sabemos que têm muitos mais estímulos que nós alguma vez tivemos, por isso há que saber dosear.

 

Muita Luz

Sara Aisha

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s