Porque mentem as crianças?

pinoquio2

Pinoquio

Amigos, aproveitando a energia do dia de hoje, 1 de Abril, vamos falar de mentiras e porque recorrem tanto a elas as crianças.

Na minha opinião as crianças mentem:

  • porque não se recordam correctamente dos factos
  • porque têm medo das represálias
  • porque sabem que levam um não e queriam um sim

Claro que nenhuma delas é fácil de lidar para os pais, logo nós que nos dedicamos tanto a educar com rigor e sinceridade, mas sabemos que também já passámos por isso, por isso devemos ficar alerta e tentar ajudar as crianças a não recorrerem a este comportamento.

Muitas vezes eles têm  uma imaginação fértil, por isso antes de acusar seja quem for vá tentando aos poucos saber a verdade. Fazendo várias perguntas simples conseguimos apurar melhor a veracidade dos factos.

 

Tenha em mente:

  • a idade da criança
  • a situação em que estava envolvida
  • e se não existe um receio em decepcionar um adulto

Evite:

Mentir! As crianças percebem o que lhes é explicado. Por isso desde cedo explique correctamente as situações, assim a criança cria o hábito de falar também a verdade.

Tomar sempre partido do seu filho sem tentar descobrir o que se passou Assim ele vai compreender que pode fazê-lo sempre para se safar.

Tomar uma decisão de cabeça quente. Diga-lhe o quanto está aborrecido e que precisa de pensar na situação e que ele também o deve fazer.

 

Recomendações

16572733_ynuSL

Pinóquio para imprimir e deixar o seu filhote colorir

  – Não puna de forma muito severa, principalmente quando são muito pequeninos. A partir dos 6 anos é preciso ficar mais atento, mas mesmo assim grande parte as mentiras são com medo da punição de algo errado que fez. Por isso explique que mentir não é solução, e ajude a ultrapassar a situação negativa para que não se repita.

2º- Explique as consequências. Que pode ter magoado os outros, que depois é complicado confiar quando disser a verdade, e que pode causar problemas entre outras pessoas porque mentiu. Explique, não grite e não perca a calma.

3º – Dê o exemplo. Não lhe minta, não arranje desculpas para aquilo que não conseguiu fazer. As crianças aprendem com o que vêm e não tanto com o que lhes dizem!

 

FELIZ DIA DAS MENTIRAS!

 

Muita Luz

Sara Aisha

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s