apoio educacional · atividades infantis

As crianças e o voluntariado

depositphotos_21314155-Crianas-voluntriasOlá meus amigos,

hoje venho aqui falar de um tema pelo qual tenho grande carinho e respeito que é o voluntariado. 

Já participei em algumas campanhas como voluntária e posso afirmar que é sempre uma experiência muito enriquecera para quem participa e muito importante para quem é beneficiado.  Ser voluntário é de tal ordem gratificante a nível pessoal, que muitas vezes o encontramos como uma das formas de combater a depressão.

Mas eu acredito que o voluntário acima de si, deve ter a vontade de ajudar o próximo, de dar de si para o outro e com isto trabalhar para um Mundo melhor e para uma humanidade mais consciente.

Com a chegada do natal ( que já está aí à porta) muitas são as campanhas de solidariedade que solicitam a participação de gente com vontade de trabalhar. Então eu decidi investigar se também existe voluntariado para crianças. E porque não? Afinal é desde pequenos que começamos a formar os nossos valores.

 

Primeiro convido-vos a ler a Declaração Universal sobre o Voluntariado para compreenderem um pouco mais sobre a importância do voluntariado.

 

Como contribui o voluntariado para a formação pessoal da criança?

– Desenvolve suas capacidades e aptidões da criança. Veja como o projeto Book Buddies, contribuiu para o desenvolvimento na leitura infantil.

“De acordo com estudos realizados na Tufts University:
– Animais de estimação podem ser considerados como uma fonte de apoiobook-buddies-mattighan-pagan
– A interação entre humano e animal pode tornar o processo de aprendizagem mais confortável e agradável para as crianças
– Crianças autistas que tiveram contato com animais demonstraram um aumento significativo do uso da linguagem e melhoras nas interações sociais
– Os animais podem não ter uma presença ativa na leitura, mas fornecem apoio e conforto para as crianças, sem julga-las.” in o verso do universo 

– Compreendem o papel que cada um tem na preservação do ambiente, da comunidade e nas relações humanas. Conheça este projeto no Brasil que envolveu 50 mil crianças em regime de voluntariado:  Mãos que ajudam.

 

Leve os seus filhos!

Quando tive a oportunidade de participar na recolha de alimentos para o Banco Alimentaralguns dos parceiros que estavam comigo puderam levar os seus filhos para esta iniciativa. E é muito engraçado assistir ao empenho deles na recolha dos sacos e a informar as pessoas o que é necessário. Penso que é uma boa oportunidade para lhes mostrar a importância de ajudar o próximo deixá-los participar.

É já muito frequente encontrar crianças a participar nestes eventos de recolha de alimentos para desfavorecidos ou campanhas de recolha de alimentos para animais, é sinal que se preocupam e estão dispostos a ajudar.

 

Quando são mais crescidotes:

Este verão encontrei um largo número de adolescentes nas praias da linha de Cascais a fazer limpeza de praia. Não sei se o trabalho seria voluntário, mas acredito que sim. É bom perceber que existem jovens preocupados com a manutenção dos espaços públicos e preservação do ambiente.  Penso que também os podiam colocar a fazer campanhas de sensibilização junto da população, pois isso também iria enriquecer o seu currículo e iriam sentir-se importantes por estarem a ensinar os mais velhos!

 

Participe!

Como pai e mãe dê o exemplo! Participe em campanhas de voluntariado e explique aos seus filhos a importância das mesmas para combater a desigualdade social, o egoísmo, a ganância e para desenvolver o altruísmo e a cooperação.

Nas campanhas de recolha, se puder (porque sei que a vida está complicada), mas se puder, participe e peça ajuda ao seu filho para reunir os alimentos ou outros objetos para dar no final das compras.

Agora no Natal existem muitas campanhas de recolha de brinquedos, faça com que ele separe alguns e os leve para dar aos meninos mais desfavorecidos!!!! Afinal o Pai Natal é para todos!

 

 

Muita luz!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s