apoio educacional · os meus filhos

Quarto Montessoriano- decorando quartos para crianças

montessori04Olá amigos,a primeira vez que ouvi este “palavrão” Montessoriano, não compreendi que estava a falar de um tipo de decoração que pretende vir dar uma resposta mais adequada à decoração de quartos ou até de salas de aulas de crianças.

Afinal todas as crianças acabam por se sentir um pequeno Gulliver na terra dos Gigantes, e porque não criar um mudo à medida delas onde se possam movimentar em maior segurança. Com mais espaço e menos dor de cabeça para nós, pois já não vão cair da cama!

Então fui pesquisar este tema, como tantas pesquisas que tenho feito para o meu blog e que tanto me têm ensinado. Aproveitei este maravilhoso mundo da internet e fui tentar conhecer um pouco mais deste conceito inovador mas que acredito que seja pouco usado ou mesmo divulgado…acredito que Portugal não o coloque muito em prática…ainda somos um pouco resistentes à mudança.

 

Como surgiu?

Foi através de uma médica de nome Maria Montessori, que nasceu este método educativo que visa desenvolver e incentivar a independência da criança, o respeito pelas suas habilidades físicas naturais, socais e psicológicas.

O quarto montessoriano defende a ideia de que o ambiente deve ser valorizado de forma a garanta conforto e autonomia à criança.

E nesse método, que defende a individualidade e a liberdade da criança, esses aspectos devem ser estimulados desde cedo, no ambiente em que ela vive. Assim surgindo a ideia do Quarto Montessoriano, valorizando o ambiente, conforto e autonomia da criança!

 

montessoriComo é o quarto montessoriano?

É um quarto minimalista, com pouco móveis dispostos de forma a serem acessíveis às crianças, que crie um ambiente tranquilo, seguro e confortável. Aqui a criança poderá expressar-se livremente e desde cedo cultivar a sua criatividade.

 

Como se decora?

– A cama deverá ser colocada no chão para que a criança possa sair e entrar quando quiser. Coloque almofadas no chão ou encostadas à parede junto à cama para que a criança possa andar pela cama sem cair ou bater no chão.

– Moveis pequenos. Temos muitos à venda agora no IKEA uma vasta linha de cadeiras e mesas com o tamanho certo para as nossas crianças. Coloque os brinquedos à mão, prateleiras em baixo, ou seja monte uma espécie de quarto dos pequeninos!

– Espelhos, coloque-os na vertical à sua altura, se for um bebé pode mesmo colocar um rente a chão para que a criança se possa ver e reconhecer.

-Sabe as barras dos estúdios de dança? Que tal colocá-las nas paredes da sua casa? Assim o bebé vai poder andar sozinho pela casa. Claro que é preciso ter atenção a escadas, portas, mas com os cuidados tomados a criança pode ser muito mais autónoma.

– Coloque as roupas a uma altura onde a criança possa chegar, então as meninas vão agradecer!

montessori09pequenos detalhes…

…usar…

…poucos moveis…

…tapetes fofinhos…

…colocar os objetos à altura dos olhos da criança…

 

 

Muita Luz

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s