apoio educacional · home

TOD – Transtorno de Oposição e Desafio – sabe o que é? – 1ª parte

imponiendo límitesOlá amigos, após algum tempo de ausência decidi voltar para escrever sobre um tema do qual ouvi falar recentemente numa serie televisiva “Lei e Ordem” da qual sou fã, tema esse o Transtorno e Oposição e Desafio.

Bom na realidade eu acho que cada criança desfia e se opõe muitas vezes aos adultos. Aliás eles estão no seu caminho de crescimento, a aprender a lutar pelo que querem e a aprender sobretudo a lidar com as frustrações.

Todas as crianças passam por estado de raiva, birra e oposição, ou porque têm sono, ou estão com fome, ou não vêm o seu desejo realizado, por isso antes de me alongar sobre este assunto, seria bom que assistisse a este pequeno filme que já tive a oportunidade de partilhar na página do Facebook para que possa refletir sobre as causas que podem levar o seu ou os seus filhos a terem comportamentos mais desafiantes. E penso que é muito importante aceitar o convite da psicóloga Daniella Freixo de Faria, para pensar nas situações que desencadeiam esses comportamentos e com isso delinear estratégias que possam atenuar a birra que se avizinha.:

Vamos a isso?

 

Gosto muito do trabalho desta senhora, os seus vídeos numa linguagem bem acessível, fazem parecer que por vezes nem tudo é tão dramático como parece.

Acredito que nos dias de hoje nos sintamos mais inseguros como pais, eu por mim falo! Somos constantemente bombardeados com novas teorias de aprendizagem, com blogs e artigos que nos relembram o quanto estamos a falhar! Eu acredito que a grande maioria dos pais saiba identificar as suas falhas, só não acho que seja preciso andarmos com um chicote atrás para nos castigarmos por cada vez que fazemos algo injusto.

Eu aprendi com a minha mãe que cada um faz o melhor que sabe e o melhor que pode.

Além disso cada criança representa o seu próprio desafio, e nós estamos sempre a tentar enquadrar os nossos filhos num quadro dito “normal” e por vezes abafamos a sua verdadeira essência por que apenas queremos que eles sejam como os outros.

Eu acredito, que tirando as regras cívicas, não bater, respeitar a aula, ser amigo, saber respeitar os outros, temos que aprender a dar mais espaço aos nossos filhos para que eles possam crescer exactamente como eles são:)

Fantasias-de-crianças-para-o-Halloween-Personagens-masculinos-de-filmesPor vezes temos que ter a coragem de assumir que os nossos filhos são diferentes, ou porque são mais calados, ou porque gostam de roupas esquisitas, ou porque falam pelos cotovelos! Nós adultos também não somos diferentes? Somos sim!!!!!

Nós adultos: o seu chefe pede para sair mais tarde, marca umas férias e o carro avaria, passa horas parado o trânsito! é uma valente seca não é? Faz qualquer um perder a paciência!

Então imagine o que é ir tomar banho antes de ir brincar, o que é fazer os TPC e ver o sol a brilhar lá fora… é seca, e a mais valia é que nós adultos já passámos por isso!!!!

Por isso antes de nos aprofundarmos no TOD, vamos pensar sobre isto sim?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s